Alunos do Colégio Mater Dei doaram mais de 5 toneladas de alimentos para 8 entidades de Pato Branco

A doação de alimentos é um gesto de solidariedade e no Colégio Mater Dei, essa prática é encarada como uma oportunidade de educar não apenas a mente, mas também o coração dos alunos, que arrecadaram 5,5 toneladas de alimentos durante o desafio solidário do Festival Esportivo, que aconteceu de 21 a 25 de agosto entre alunos de 6º a 9º ano do ensino fundamental e 1º e 2º ano do ensino médio. "É muito gratificante para nós, alunos, estar realizando uma entrega tão expressiva de alimentos para essas entidades, pois ao mesmo tempo que algumas pessoas tem muito, há pessoas que não tem nada e, juntando a solidariedade de poder praticar o bem com o espirito dos jogos interséries, foi realmente muito bom."  Comentou a aluna do 8º ano B, Giovana Gabrielli de Andrade.

Nesta quarta-feira, 13, os alunos reuniram-se no ginásio de esportes do colégio, juntamente com professores, coordenadores e direção, para fazer a entrega dos alimentos para os representantes de oito entidades do município de Pato Branco: Fundabem, Remanso da Pedreira, Missão SOS Vida, casa de apoio GAMA, Lar dos idosos São Francisco de Assis, CEU das Artes e dos Esportes, Projeto Jojocas e Comunidade Terapêutica Amor à Vida .

Todos os representantes comentaram sobre a importância da doação dos alimentos e do espírito de solidariedade que os jovens alunos estão desenvolvendo. Everton Pereira, do SOS Vida falou que "a doação dos alimentos, tanto para nós quanto para as outras entidades é um bem muito grande". Claudia Mohr, do Remanso da Pedreira também comentou sobre o momento importante que a doação chegou. "Já é o segundo ano que estamos recebendo a doação dos alunos do Mater Dei e chegou  para que possamos trabalhar com tranquilidade nessa reta final do ano."

"O Lar dos Idosos vive de doações da comunidade e sem gestos como esse, o Lar não sobreviveria", ressaltou Lauro Biesek.  Betânia Pantoja, do grupo de apoio Gama contou que atualmente atendem em média 50 refeições por dia, de pessoas de vários municípios da região "esses alimentos ajudarão muito essas pessoas que precisam". O ex-aluno do colégio e representante do Projeto Jojocas, Marcelo Petrycoski, agradeceu os alunos e falou sobre a importância da união e de praticar a solidariedade. "O ato de doar para quem precisa é uma conscientização que os alunos estão criando e levarão para a vida."

A Fundabem, representada por Marley Andrade, atende atualmente, 152 crianças e agradece os alunos e pela doação. "Essa atitude dos deles mostra que já estão incluídos na sociedade e na prática de boas ações". Natan Bertol, do CEU das Artes, comentou que "essa doação é a prova da valorização do nosso trabalho, pois todas as gerações estão envolvidas nesse projeto". Gustavo Karpe, do Amor à Vida ressaltou que "para esses jovens do colégio, estarem participando integralmente e saberem para onde vai o alimento doado é muito legal, pois dessa forma eles entendem a necessidade que existe na nossa comunidade."

A iniciativa de doar alimentos aos mais necessitados é um exemplo brilhante de como a educação vai além dos livros didáticos e das salas de aula. E os alunos aprendem que, mesmo sendo jovens, têm o poder de fazer a diferença na vida de outras pessoas e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.