Colégio apresenta o novo Ensino Médio 2022, para pais e alunos

Mudanças, somadas à permanência de valores, à formação geral básica e tudo com muito otimismo. Esse é o clima do novo ensino médio do Colégio Mater Dei para 2022, apresentado aos pais e alunos do atual 9º Ano, que serão a primeira turma de Ensino Médio com a nova legislação. A reunião aconteceu na noite desta quarta-feira, 27, no anfiteatro do colégio e foi conduzida pela direção e assessoria pedagógica do colégio, recebendo o consultor pedagógico Bruno Lobo de Medeiros e a Coordenadora Pedagógica da Região Sul do Sistema Positivo de  Ensino, Ceres Costa Rosa.

"Alinhados as necessidades e exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),  nós do Sistema Positivo de Ensino elaboramos uma proposta de material didático que irá contemplar o aprofundamento nas quatro áreas do conhecimento, favorecendo um melhor discernimento vocacional e profissional, para nossos alunos. Um novo EM que irá garantir novas oportunidades de conhecimento e aprofundamento, no qual, o estudante terá autonomia para a construção do seu projeto de vida. Estamos falando de preparar o jovem para ser o protagonista da sua própria  história", resumiu Ceres.

A assessora pedagógica Vanessa Guerra Stefani conta que a implantação é gradativa e acarreta ampliação de carga-horária em uma tarde a mais de estudos, bem como o protagonismo do aluno através de escolhas de duas disciplinas eletivas, sendo uma a cada semestre. As eletivas serão aplicadas na plataforma de atividades não-presenciais pertencentes ao mais novo projeto do Mater Dei para 2022, a Escola da Inteligência, do dr. Augusto Cury. "Ele vai poder escolher de acordo com uma programação pré-organizada por nós e o aluno vai aprofundar seus conhecimentos nas áreas que mais há interesse pra ele".

Itinerários formativos

Além disso, há itinerários formativos: Projeto de Vida e Oficina de Textos. "Essas duas formações fazem parte da carga-horária e eles têm uma aula em cada uma delas durante todo o Ensino Médio. Por isso, essa ampliação de carga-horária. Continuamos a trabalhar com a formação geral básica (FGB), atrelada a essa grande novidade que são os intinerários e a opção de escolha dentro das oficinas eletivas", esclareceu Vanessa.

O  projeto de vida é  parte obrigatória do Médio e diz respeito às competências socioemocionais que viabilizem a trajetória acadêmica, profissional e emocional do aluno, segundo esclarece a coordenadora pedagógica do Positivo, Ceres Costa Rosa. "Em parceria com a Escola da Inteligência fundada pelo renomado Professor Doutor Augusto Cury, traremos esse importante  itinerário refletindo sobre quem é esse aluno, discutindo sobre o auto conhecimento, suas potencialidades, seus talentos e de como atingir seus objetivos profissionais. Estamos alinhados às exigências do ENEM e dos principais vestibulares do país, oportunizando simulados, treinos específicos para os cursos pretendidos e uma proposta pedagógica lançada com as necessidades das múltiplas juventudes".

As quatro décadas de parceria entre Positivo e Mater Dei é destacada por ela: "Caminhamos com enorme orgulho há 39 anos com o Colégio Mater Dei, única escola de Pato Branco a utilizar o Sistema Positivo de Ensino e percebemos o engajamento e posicionamento da escola oportunizando uma formação completa nesse período tão fundamental de escolhas que acompanharão os alunos por toda vida".

Vanessa, finaliza: "a gente está muito otimista porque tem esse olhar para esse aluno jovem que vive num mundo contextualizado, onde as habilidades e competências são fator decisivo na organização curricular do seu curso, durante todo o Ensino Médio".

Assessoria de Comunicação Mater Dei