Mater Dei fatura 13 medalhas em concurso internacional Canguru de Matemática
Duas medalhas foram de ouro, feito alcançado por apenas 1% dos alunos dos 75 países competidores
Na última semana, saiu o resultado classificatório do Concurso Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. É a maior competição internacional de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em 75 países. Os alunos voluntariamente interessados do Colégio Mater Dei realizaram a prova e, conforme o score alcançado por cada qual, o resultado foi a conquista de 13 medalhas, sendo: duas de ouro, seis de bronze e cinco de Honra ao Mérito.
O resultado comprova o comprometimento dos alunos em todos os níveis de ensino, respaldados pelo time de professores, sendo eles no Ensino Médio: Paulo Sergio Dietrich e
Sandro Luiz Rosa Able; e no Ensino Fundamental: Cristiane Chuarts Kloss e Felix Penna dos Santos.
Matemática Mais
Desde o ano passado, o colégio iniciou algumas aulas específicas para os alunos que estavam realizando olimpíadas de matemática. "Já tivemos um resultado muito positivo que foi a competição da ORM (Olimpíada Regional de Matemática), promovida pela Unochapecó. Fizemos uma preparação com os alunos e o resultado foi que obtivemos nove medalhas, a escola que mais obteve medalhas no dia da premiação, inclusive, como destaque, conseguimos a medalha de ouro nos três níveis possíveis, que havia", lembrou o professor Paulo Sergio Dietrich.
Em 2019, estas aulas extras receberam o nome de Matemática Mais, tornando-se um projeto voltado justamente para aqueles alunos que gostariam de aprofundar seus conhecimentos na área de matemática ou se preparar melhor para as olimpíadas. "O resultado da Canguru e reflexo deste trabalho que vem sendo feito, somado com o trabalho regular de todos os professores de matemática do colégio. É uma caminhada, mas a gente já consegue perceber uma melhora significativa, principalmente dos alunos que estavam no projeto", avaliou Paulo, acrescentando que "vale ressaltar que a regra para que o aluno obtenha uma medalha de ouro é muito restrita, apenas 1% dos participantes conseguem. Se colocar no pacote que a Canguru é uma olimpíada internacional, participam 75 países e que o Colégio Mater Dei obteve duas medalhas de ouro, é um resultado muito satisfatório, que deve ser comemorado. Acreditamos que haverão outros resultados como este, em outras olimpíadas", projetou Paulo Dietrich.
Referência em exatas
Para o time de Matemática do colégio, o objetivo é que o Mater Dei seja referência em relação às exatas. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Vanessa Guerra Stefani salientou ser papel da escola estar envolvida neste tipo de evento científico. Vanessa respalda que o Mater Dei tem ampliado a participação em eventos olímpicos com o objetivo de proporcionar a experiência, que por si só já é bem significativa na trajetória de um estudante, mas também para valorizar os resultados pedagógicos e oportunizar, seja no Fundamental ou no Médio, a chance de ter a identidade com as áreas.
"O Colégio Mater Dei tem uma equipe de professores de excelência e alunos também extremamente dedicados que têm alcançado resultados cada vez maiores nesses projetos de estudos que vão além do ambiente de sala de aula. Os professores motivam, orientam, acompanham, respaldam e são experientes com a preparação de provas olímpicas. Temos gradativamente ampliado a nossa participação para outras áreas do conhecimento tendo em vista os resultados muito positivos alcançados nos anos anteriores, como na OBMEP e na ORM. Nossa equipe de professores é preparada e qualificada para incentivá-los nestas atividades, inclusive com aulas específicas no projeto do contra turno dos estudos, que é o Matemática Mais", resumiu Vanessa.
A competição Canguru da Matemática teve origem na França em 1991 e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).
Os premiados na Canguru 2019
Nível 5º e 6º Ano do EF
Aluno Medalha
Leonardo Veigas Viniarski Ouro
Caroline Roldo Bronze
Isabelly Maysa Tartari Bronze
Matheus Guilherme Carpenedo Bronze
Valentina Colla Zanette Honra ao Mérito
Nível 7º e 8º Anos EF
Murilo Gabriel da Silva Ouro
Maria Luiza Palombit Chaves Honra ao Mérito
Vitoria Michelon Martins Honra ao Mérito
Nível 1ª e 2ª séries EM
Igor Bombassaro Suzin Bronze
Marco Aurelio Brancaleone Zilli Bronze
Vitor Eduardo Piovesan Bronze
Gustavo Henrique da Silva Honra ao Mérito
Nível Terceirão
Elis Regina Basso Veloso Honra ao Mérito
Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei
Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Lucas Piaceski Agência PQPK