Turmas do 4º Ano impressionam-se em visita ao Museu Regional do Iguaçu
Localizado às margens do maior rio do Paraná, na região centro-sul do Estado, o Museu Regional do Iguaçu foi visitado pelos alunos do quarto ano A e B do Colégio Mater Dei, nesta terça-feira, 3 de setembro. Com quase 20 anos de história, o museu é resultado de um cuidadoso trabalho de guarda e conservação de elementos que ajudam a contar peculiaridades da região. Mantido pela Copel, o Museu está localizado junto à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga.
"Os alunos passaram o dia aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo. Eles fizeram um lindo passeio cultural", resumiu a coordenadora do Ensino Fundamental Mater Dei, Ivete Bridi Rotava.
História
A ideia de construir o Museu Regional do Iguaçu foi concebida em 1987, como uma das medidas de compensação pela instalação da Usina Hidrelétrica Gov. Ney Aminthas de Barros Braga (antiga Usina Hidrelétrica de Segredo).
No final da década de 1990, a estrutura começou a ser construída pela Companhia Paranaense de Energia - Copel, empresa que detinha a concessão para construir e operar a Usina.
O Museu foi aberto ao público em 17 de dezembro de 1999. A inauguração oficial aconteceu um ano depois, em 21 de dezembro de 2000.
A guarda do acervo oriundo dos Programas de Aproveitamento Científico de Flora e Fauna, Salvamento da Memória Cultural e Resgate Arqueológico começou na fase de construção da usina.
O Museu mantém ainda o acervo resgatado nas áreas de influência de outros empreendimentos hidrelétricos da Copel no rio Iguaçu, abrigando um dos mais expressivos acervos regionais do Paraná - com exemplares da fauna e da flora características de cada região banhada pelo rio Iguaçu, além da história das populações ribeirinhas e do aproveitamento do rio para fins de geração de energia.
Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei
Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Lucas Piaceski Agência PQPK