Alunos conquistam certificado vitalício de proficiência em língua inglesa
Cambrigde Assesment nivela o inglês seguindo os códigos da Common European Framework, classificando os níveis: A1, A2, B1, B2. C1, C2
Já está se tornando tradição: no Mater Dei, o aluno conclui o Ensino Fundamental II com a oportunidade de conquistar a proficiência em língua inglesa. Isso porque o Colégio é parceiro do PES English (Positive English Solution) que oferece o exame Cambrigde Assesment, pela Universidade de Cambridge. No último dia 11, os alunos que fizeram a prova em novembro de 2021, receberam cada qual, seu score e certificação. Ao todo, 42 alunos foram aprovados e receberam a comprovação vitalícia de sua proficiência em língua inglesa, recebendo os certificados do teacher Leonardo Marchiori e da coordenadora pedagógica Vanessa Guerra Stefani.
O teacher avalia o desempenho das turmas considerando o contato longitudinal com a língua, uma vez que o PES inicia na Educação Infantil, avança no Fundamental I e conclui-se no Fundamental II. "Quando eles chegam no 9º ano, que é o momento em que realizam a prova, já têm uma bagagem muito considerável não só de estrutura de língua, mas como se usa e como se aplica a língua na vivência em um país de língua inglesa", ponderou Leonardo.
Teacher Leo comenta que a maioria dessa turma que prestou a prova em 2021 teve o contato com a língua muito cedo, matriculados desde a educação infantil. Também revela algumas estratégias para este bom resultado: "ano passado a gente trabalhou muitos testes preparatórios para esse exame: como é um exame de proficiência? Como é a certificação internacional? Para muitos deles, é uma novidade. Que tipos de questões estarão ali? Diante do examinador estrangeiro, como vou me portar? Que tipo de linguagem uso para me reportar a esse avaliador? São todas questões que levamos em consideração e trabalhamos com esses alunos ao longo do ano", revelou.
Mais que um certificado, esse momento no percurso escolar do aluno é uma comprovação de aprendizados, uma vez que a Cambrigde Assesment, conta o professor, nivela o inglês seguindo os códigos da Common European Framework, classificando os níveis: A1, A2, B1, B2. C1, C2.
"Através dessa certificação a gente consegue ter um diagnóstico mais preciso. Para cada estágio do programa PES, na parte de trás do livro o aluno tem esse medidor. Sabem ao concluírem o livro, qual o nível que se espera ter de inglês. Quando os alunos concluem o Great Time Four, que é o livro do 9º Ano, espera-se que eles tenham um inglês entre A2 e B1", apontou Leo, acrescentando que "nossos alunos entendem a grandiosidade e importância de um certificado desses. A gente sempre coloca em sala o que isso vai trazer para a vida deles, baseados em exemplos de alunos de outros anos que já conseguiram vagas em empresas, entram em universidades no exterior, porque hoje em dia é o certificado internacional que vai provar a proficiência, no momento de fazer uma admissão e entrevista, além da sua fluência prática e mostrar que fala inglês", argumentou.
Alunos com certificação vitalícia
Ágatha Maria Degasperi Dolny
Ana Clara dos Santos
Arthur França Dom Amaral
Artur Breowicz Pederiva
Caetano Menegussi Capelezzo
Daniela Bonetti
Davi Soletti Bohn
Enrico Nakagiri Sartori
Fernanda Burile Ferst
Gabriela Kichel Munareto
Giovanna Gonzalez Pimenta
Higor Gabriel de Campos
Isadora Bosco Zanini
Isadora Chioquetta Tomasini
João Augusto Massáfera Savelli
José Otávio Filachowski Borgert
Júlia da Silva Barbosa
Júlia Dosciatti Serrão Rocha
Laura de Vargas Pereira
Laura Fernandes Toigo
Lucas Zatta Tonial
Madalena Bocalon
Maitê Diniz Barbosa
Maria Fernanda Andreoni
Maria Luiza Filus
Maria Luiza Coitinho Branco
Mariana Bocalon Mariana Bocalon
Murilo Belatto Jacobi dos Santos
Murilo Gabriel da Silva
Murilo Moncks Gabaldo
Samuel Miglioranza
Valentina Terhorst Corrêa
Vitor Moretti Zacharczuk
Yasmim Maraschim Brunetto
Assessoria de Comunicação Mater Dei