CONHEÇA TAMBÉM

Tecnologia Educacional

A Tecnologia Educacional pode ser descrita como a aplicação de recursos tecnológicos diversos em prol do desenvolvimento educacional e da facilidade ao acesso à informação.

O Colégio Mater Dei adota este recurso pedagógico como ferramenta de aprendizagem, mas como toda a aplicação pedagógica, o acompanhamento profissional é indispensável, pois a tecnologia facilita a maneira de ensinar, mas não extingue a figura do educador.

São softwares educacionais, jogos educativos, portal de acesso a conteúdos e informações ? Portal Positivo - disponibilizados aos alunos em equipamentos utilizados em salas de aula (projetores multimídias), sala de projeção com active board, biblioteca com computadores para pesquisa do acervo, laboratório de informática e agora, pela facilidade de uso e transporte, os tablets, recursos estes utilizados com base em planejamento minucioso, com conteúdo pedagógico.

Tablets

O Colégio Mater Dei aderiu a esta nova tecnologia para uso no aprendizado escolar dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O objetivo é estimular o ensino com aulas inovadoras, transformando a dinâmica da aula. Com este novo método de ensino, os alunos podem relacionar o conteúdo com imagens, vídeos e jogos educacionais..

Dentre as várias ferramentas educacionais utilizadas nas salas de aula com os tablets, utilizamos o Livro Digital Positivo, onde aluno e professor têm à disposição o conteúdo integral do livro didático, possibilitando que ambos tenham uma experiência diferenciada no processo de ensino.

Portal Mater Dei

Com acesso realizado pelo website da escola, os alunos do Colégio Mater Dei podem acompanhar seu desempenho escolar através da internet. Basta entrar no sistema para verificar informações como notas, frequência e utilizar outras ferramentas como o download de conteúdos disponibilizados pelo professor.

O acesso pode ser realizado também pelos pais/responsáveis, que além de consultar a situação escolar do aluno, podem verificar as informações cadastrais e financeiras junto à escola.

Escola Digital Segura

O Colégio Mater Dei está participando do projeto Conecta Positivo, que lida com temas relacionados à cidadania e à ética digital. O objetivo do projeto é a realização de trabalhos em diversas frentes, como a capacitação de professores, a realização de palestras para alunos e a promoção de ações de conscientização para ampliar a segurança em tecnologias digitais.

O trabalho é realizado mediante aplicação de um questionário com fundamentos da segurança da informação, com questões relativas às peculiaridades do âmbito educacional.

Câmeras On-Line

Para os pais, o colégio oferece ainda a possibilidade de acompanhamento das atividades da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º e 2º Ano) em casa, por intermédio de câmeras instaladas nos principais ambientes da escola.

Desta forma, os pais podem dar aquela "espiadinha" e ver o que o seu filho está fazendo: brincando, e, principalmente, aprendendo. Além disso, o sistema de monitoramento funciona como uma segurança tanto para a escola quanto para os pais. É a forma de você estar pertinho dele mesmo na correria do dia-a-dia.