Barco a vapor testa conhecimentos práticos em termodinâmica, do Segundão Mater Dei

Por para navegar um pequeno barco a vapor foi missão dos grupos de até quatro alunos, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Mater Dei, na manhã desta quarta-feira, 25. Na piscina do colégio, eles se organizaram para competir e conferir qual barquinho -  constituído de material reciclável: com caixinha de alimentos (como verduras), canudinho, latinha de refrigerante e uma vela, teria o melhor rendimento. A atividade foi realizada na disciplina de Física, do professor Sérgio Casagrande Junior.

"Eles trabalham os princípios da termodinâmica, numa abordagem significativa, na qual vão fazer a relação partindo de uma prática, correlacionando com o conteúdo que tivemos em sala de aula", explicou Sérgio.

O professor passou aos alunos a estrutura básica que o barco deveria ter para sofrer o princípio das leis da física. Já o design do barquinho recebeu toques personalizados de cada grupo. O trabalho se desenvolveu ao longo de duas semanas.

Como o barquinho se locomove

"Há trocas de calor que vão acontecer entre a vela e a água acumulada dentro do canudinho. Esta água vai esquentar, o vapor vai se expandir, jogando o carrinho para a frente. No meio do caminho, esse vapor que está expandido entra em contato com a água da piscina, condensa, baixa a pressão e volta ao estado líquido de novo. Envolve a transformação de mudança do estado físico, associado com o trabalho termodinâmico", esmiuçou.

De uma forma descontraída, eles viram funcionar as leis que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de energia, mais especificamente a transformação de um tipo de energia em outra, a disponibilidade de energia para a realização de trabalho e a direção das trocas de calor.

Houve barcos que provocaram pequenas ondas na água, pela intensidade com que se locomoveram; houve aqueles que quase não saíram do lugar; e também alguns que sofreram um pequeno incêndio. Tudo virou aprendizado e foi analisado pela turma, após a prática.

"A gente fez um pré-teste antes, baseado no conteúdo que eles viram, e o teste, nesta abordagem significativa, no qual eles relacionam a teoria com a prática. Geralmente o resultado é bem convincente. E o legal é a diversão", finalizou o físico.

Daiana PasQuim e Lucas PiacesKi

Agência PQPK