Olimpíada Nacional em História do Brasil elimina todas as semanas: Mater Dei manteve equipes na disputa até a 4ª fase, de 6 etapas

O país está vivendo a 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) desde o último dia 6 de maio, quando iniciou a primeira etapa da competição, com um total de  18,5 mil grupos inscritos. Seis eram do Colégio Mater Dei, sendo equipes compostas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, ao Terceirão, no Ensino Médio. São um total de seis fases online, uma por semana, de caráter eliminatório e classificatório. Em todas as fases online, os alunos têm acesso à prova sempre às segundas-feiras e prazo para entrega-la no sábado às 23h59. A 4ª fase teve início nesta segunda-feira (27) com 7 mil equipes participantes de todos os estados brasileiros. Até agora, o Paraná está com 112 equipes, sendo que até a data de 3 de junho, duas delas, do Colégio Mater Dei, bem nos extremos: uma do 9º Ano A e outra do Terceirão.

"Fizemos uma seletiva interna e montamos um grupo por turma. Essas equipes foram formatadas no mês de março, quando o colégio fez a inscrição. A ONHB iniciou em maio, com provas todas as semanas", situou a coordenadora pedagógica Vanessa Guerra Stefani.

Essas equipes têm recebido aulas extras de história todas as segundas-feiras, com o professor e mestre em História Denilson Sumocoski. "As aulas preparatórias para o evento estão sendo realizadas nas dependências do colégio, toda segunda-feira, com o intuito de potencializar as habilidades dos nossos alunos na área do conhecimento das ciências humanas", salientou.

Denilson conta que a prova é organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp). "A olimpíada é composta por sete fases, sendo seis destas a distância com provas semanais, compostas por dez questões e o desenvolvimento de uma tarefa de alta complexidade. A sétima, e última, fase é realizada em Campinas-SP, nas dependências da universidade e contará com apenas 200 equipes finalistas", projetou.

Vanessa completa que "o professor faz um trabalho de avaliar a prova, cada equipe faz o seu trabalho de contextualizar, faz a interpretação das questões e também trabalha essa aula de história do Brasil. O grupo que participa desses eventos só tem a ganhar em relação a aprendizagem de conteúdo".

Toda segunda de manhã se abre o site e confere se a equipe permanece na competição. As equipes do Mater Dei que tiveram o desempenho mais longo foram "Órleans e Bragança", do 9º Ano A e a equipe Equipe "Ouro Negro", do Terceirão, que se mantiveram na disputa por um mês.

Saiba mais sobre a Olimpíada de História em https://www.olimpiadadehistoria.com.br

Confira os componentes e equipes, do Colégio Mater Dei:

ALUNOS COMPETIDORES DA ONHB

Equipe "Órleans e Bragança" - 9º Ano A:

- Mateus M. Duarte / Valentina Maccarini / Rafael Siega Pierdoná

Equipe "Barões do Café" - 9º Ano B:

- Eduarda Oldoni Scapinello / João Antonio Brocco / Pedro Elias Fiorentin

Equipe "Patolinos da História"  - 1ª Série A:

- Marco Aurelio B. Zilli / Julia Somensi / Vitor Assmann da Rosa

Equipe"Historiadores de Cabral" - 1ª Série B:

- Giovana B. Gonçalves / Luisa P. Grando / Otavio G. Ziger

Equipe "Historvados" - 2ª série A: