NOTÍCIAS

Notícias

Mater Dei fatura 13 medalhas em concurso internacional Canguru de Matemática

Duas medalhas foram de ouro, feito alcançado por apenas 1% dos alunos dos 75 países competidores

 

Na última semana, saiu o resultado classificatório do Concurso Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.  É a maior competição internacional de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em 75 países. Os alunos voluntariamente interessados do Colégio Mater Dei realizaram a prova e, conforme o score alcançado por cada qual, o resultado foi a conquista de 13 medalhas, sendo: duas de ouro, seis de bronze e cinco de Honra ao Mérito.

O resultado comprova o comprometimento dos alunos em todos os níveis de ensino, respaldados pelo time de professores, sendo eles no Ensino Médio: Paulo Sergio Dietrich e 

Sandro Luiz Rosa Able; e no Ensino Fundamental: Cristiane Chuarts Kloss e Felix Penna dos Santos.

 

Matemática Mais

Desde o ano passado, o colégio iniciou algumas aulas específicas para os alunos que estavam realizando olimpíadas de matemática. "Já tivemos um resultado muito positivo que foi a competição da ORM (Olimpíada Regional de Matemática), promovida pela Unochapecó. Fizemos uma preparação com os alunos e o resultado foi que obtivemos nove medalhas, a escola que mais obteve medalhas no dia da premiação, inclusive, como destaque, conseguimos a medalha de ouro nos três níveis possíveis, que havia", lembrou o professor Paulo Sergio Dietrich. 

Em 2019, estas aulas extras receberam o nome de Matemática Mais, tornando-se um projeto voltado justamente para aqueles alunos que gostariam de aprofundar seus conhecimentos na área de matemática ou se preparar melhor para as olimpíadas. "O resultado da Canguru e reflexo deste trabalho que vem sendo feito, somado com o trabalho regular de todos os professores de matemática do colégio. É uma caminhada, mas a gente já consegue perceber uma melhora significativa, principalmente dos alunos que estavam no projeto", avaliou Paulo, acrescentando que "vale ressaltar que a regra para que o aluno obtenha uma medalha de ouro é muito restrita, apenas 1% dos participantes conseguem. Se colocar no pacote que a Canguru é uma olimpíada internacional, participam 75 países e que o Colégio Mater Dei obteve duas medalhas de ouro, é um resultado muito satisfatório, que deve ser comemorado. Acreditamos que haverão outros resultados como este, em outras olimpíadas", projetou Paulo Dietrich.

 

Referência em exatas

Para o time de Matemática do colégio, o objetivo é que o Mater Dei seja referência em relação às exatas. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Vanessa Guerra Stefani salientou ser papel da escola estar envolvida neste tipo de evento científico. Vanessa respalda que o Mater Dei tem ampliado a participação em eventos olímpicos com o objetivo de proporcionar a experiência, que por si só já é bem significativa na trajetória de um estudante, mas também para valorizar os resultados pedagógicos e oportunizar, seja no Fundamental ou no Médio, a chance de ter a identidade com as áreas. 

"O Colégio Mater Dei tem uma equipe de professores de excelência e alunos também extremamente dedicados que têm alcançado resultados cada vez maiores nesses projetos de estudos que vão além do ambiente de sala de aula. Os professores motivam, orientam, acompanham, respaldam e são experientes com a preparação de provas olímpicas. Temos gradativamente ampliado a nossa participação para outras áreas do conhecimento tendo em vista os resultados muito positivos alcançados nos anos anteriores, como na OBMEP e na ORM. Nossa equipe de professores é preparada e qualificada para incentivá-los nestas atividades, inclusive com aulas específicas no projeto do contra turno dos estudos, que é o Matemática Mais", resumiu Vanessa.

A competição Canguru da Matemática teve origem na França em 1991 e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). 

 

 

Os premiados na Canguru 2019

 

Nível 5º e 6º Ano do EF

Aluno                                                 Medalha                                      

Leonardo Veigas Viniarski                    Ouro

Caroline Roldo                                      Bronze

Isabelly Maysa Tartari                           Bronze

Matheus Guilherme Carpenedo            Bronze

Valentina Colla Zanette                         Honra ao Mérito

 

Nível 7º e 8º Anos EF

Murilo Gabriel da Silva                           Ouro

Maria Luiza Palombit Chaves                Honra ao Mérito

Vitoria Michelon Martins                        Honra ao Mérito

 

Nível 1ª e 2ª séries EM

Igor Bombassaro Suzin                           Bronze

Marco Aurelio Brancaleone Zilli              Bronze

Vitor Eduardo Piovesan                           Bronze

Gustavo Henrique da Silva                     Honra ao Mérito

 

Nível Terceirão

Elis Regina Basso Veloso                         Honra ao Mérito

 

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei 

Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Lucas Piaceski Agência PQPK

 

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias