NOTÍCIAS

Notícias

Pato Branco tem três alunos classificados na Olimpíada Brasileira de Biologia, do Instituto Butantan

Do Mater Dei: Alexandre, Elis Regina e Vinicius foram os únicos selecionados e fazem a segunda etapa da prova neste domingo, 28, em Francisco Beltrão

 

O ser humano em relação ao planeta e ao seu próprio corpo. Esta foi a principal temática pedida na primeira etapa da prova da Olimpíada Brasileira de Biologia 2019, na visão dos três alunos aprovados do Colégio Mater Dei: Elis Regina Veloso, do Terceirão; Vinicius Von Muhlen Colini Gonçalves e Alexandre Breowicz Slonski, ambos estudantes da 2ª série do Ensino Médio. 

Eles fizeram a primeira etapa da Olimpíada promovida pelo Instituto Butantan no próprio colégio, sob a coordenação dos professores de Biologia: Leonardo Augusto de Oliveira e Leri Damschi Junior. Aprovados, Elis, Vinicius e Alexandre vão agora realizar a segunda etapa da prova neste domingo, 28, na sede do Colégio Glória, em Francisco Beltrão.

Esta foi a primeira vez que o Colégio Mater Dei se propôs a participar de uma 
Olimpíada de Biologia. O feito de classificar três alunos foi muito comemorado pela coordenadora pedagógica, Vanessa Guerra Stefani. "É um evento nacional, a olimpíada mais importante da área de Biologia no Brasil. Em Pato Branco somente os nossos alunos foram classificados. Estamos com três representantes na segunda fase e, depois, passando nesta, tem uma terceira fase muito difícil, onde os alunos ficam em imersão nos laboratórios de biologia do Instituto Butantan, em julho". 

 

As exigências da prova

Os três alunos têm 16 anos e a prova teve atualidades, modernidades e alguns conceitos relacionados ao dia a dia. Ou seja, para responder, perceberam que demandava pensar sobre este fluxo orgânico que a biologia representa em nossa vida. A prova tratou de temas como brumadinho, aids, doenças reemergentes como o sarampo, obesidade, hepatite. "Para os alunos responderem, teriam que ter o conhecimento biológico para poder criar essa contextualização", pontuou o professor Leri Damschi Junior , que é licenciado em Biologia e pós-graduado em Biotecnologia aplicada ao meio ambiente. 

O professor estimou umas três questões que não estavam contextualizadas a alguma coisa atual. "Esse é o principal objetivo de qualquer ciência, mas a biologia tem papel fundamental e preponderante para que as relações humanas com todo o meio sejam cada vez mais equilibradas e que, ao entender a fragilidade do meio, nos faz observar as nossas ações com outros olhos", salientou Leri.

De fato, o perfil cobrado pelo Butantan mexeu com os alunos. "Percebi que caiu pouco a questão genética, achei que teria muito mais. Teve uma questão de célula, de vacinas e doenças; a parte de botânica teve uma questão também. Foi muito conhecimento geral e mais sobre o humano em si", apontou Elis Regina, apaixonada pela matéria desde o estudo do corpo humano, no 8º ano. 

Vinicius vê que caiu muito sobre doenças, vírus e questões relacionadas. "Faz a diferença estar atualizado dos temas", concluiu. Alexandre concorda: "Dava para responder com o que você está informado sobre as coisas. Achei que seria um pouco mais difícil, pois ainda estou no segundo ano", comentou.

Para o professor Leonardo Augusto de Oliveira, o resultado era esperado. Ele, que é formado em Ciências Biológicas com ênfase em biotecnologia, especializado em Biotecnologia de Agroindústria e mestre em genética e melhoramento, disse: "não fiquei tão surpreso com os resultados, pois estava sabendo da capacidade dos estudantes e do compromisso da instituição no aprendizado". 

Leo, como é chamado pelos alunos, disse ainda que os classificados do segundo ano indicam a base realizada desde o ensino fundamental e as séries anteriores, bem como a capacidade dos estudantes de estarem resolvendo a prova, que tem certa complexidade. "Nossa aluna do terceiro ano aprovada é uma menina extremamente capacitada, que está sempre procurando saber conhecimentos novos, atrás de pesquisas e trazendo novas perguntas que estamos trabalhando em sala, para abranger o máximo de conhecimento com os alunos". 

Em suma, "como docente do Colégio Mater Dei, pude perceber que os alunos aqui são comprometidos e estão interessados em participar de projetos que vão além do ambiente escolar. Além disso, a prova alinhou conteúdos curriculares com situações cotidianas e os alunos se envolveram com grande motivação na resolução das questões", finalizou Leonardo.

Para saber mais sobre as Olimpíadas Brasileiras de Biologia acesse aqui http://www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br/Paginas/default.aspx

 

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei 

Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Lucas Piaceski Agência PQPK

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias