NOTÍCIAS

Notícias

Grupo Mater Dei lança 9ª edição de proposta de preparação ao Enem para escolas públicas

Já se tornou tradição, todos os anos, o Grupo Mater Dei abrir as portas aos alunos que cursam a terceira série do Ensino Médio nas escolas públicas de Pato Branco, ofertando uma oportunidade de melhor preparo para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nas últimas edições, além de aulas de revisão dos eixos cobrados no exame, oferece também testemunhos dos coordenadores de cursos demonstrando a importância de buscar uma formação profissional, já que o Enem gera importantes atribuições ao ingresso nas faculdades e universidades de todo o país, como: requisito para o SISU; critério para a distribuição de bolsas do PROUNI e solicitação para o FIES. O cronograma do evento este ano segue de maio a outubro, com diversas atividades, que na manhã desta terça-feira, 19, foram explanadas aos diretores das escolas públicas de Pato Branco, no mini-auditório Rui Fava, na Faculdade Mater Dei. 

A cada ano, o primeiro ato de "A um passo do Ensino Superior: uma proposta de preparação para o Enem", é a validação da proposta pelo Núcleo Regional de Educação. A partir do convite deste ano, de junho a setembro seguirá a visita às escolas levando a palestra "Educação e o Futuro". Apesar de ser pauta todos os anos, nem todo jovem está convencido da importância de realizar o Enem e, mais que isto, fazer um curso superior. A coordenadora do projeto, Vanessa Guerra Stefani explicou que "a proposta terá início com a sensibilização por meio de palestras realizadas pelos coordenadores e equipe pedagógica Mater Dei, para os colégios públicos de Pato Branco". Ela destacou que o projeto contempla ainda aulas revisionais na semana de 22 a 25 de outubro, no auditório da Faculdade Mater Dei, em que serão trabalhados os quatro eixos do ENEM por professores do Colégio Mater Dei, que são experientes nos maiores vestibulares.
As aulas de revisão ofertadas contemplam as disciplinas que fazem parte dos eixos sobre os quais a prova do ENEM é organizada (Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias), de acordo com cronograma pré-estabelecido. Elas ocorrem pela manhã, das 8h15 às 11h; e à noite, das 19h30 às 22h10.

A Concepção do Projeto
Este é um dos projetos de responsabilidade social do grupo Mater Dei de maior alcance direto, pois a cada ano cerca de mil jovens recebem estas informações. Egressa do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual de Pato Branco, Mariana Zambão, 20, é um destes exemplos. Ela participou dos aulões, foi bem no Enem e tornou-se bolsista ProUni 100%. "Eu fiz o projeto Enem em 2016. Tive muita defasagem de conteúdo regular e programático do ensino médio, aprendíamos coisas específicas do curso, sentia muita dificuldade para o Enem. Apesar de a preparação ter sido breve, foi muito significativa, pois motivou a gente a saber mais. Os aulões me instruíram a procurar mais saber, foi um motivo pra ir em frente". Hoje, ela é acadêmica de Direito da Faculdade Mater Dei. 
O projeto tem cumprido seu objetivo de contribuir com as ações já desenvolvidas pelas escolas para uma maior motivação e preparo dos estudantes para o momento da avaliação do Enem. 
O Enem 2018 aplicará provas nos dias 4 e 11 de novembro. Os jovens interessados na revisão ofertada pelo Mater Dei devem se inscrever em seu próprio colégio, de 1º a 5 de outubro, quando a equipe do Mater Dei passa distribuindo as fichas aos interessados. Na semana de 22 a 25 de outubro, o transporte será de responsabilidade da Faculdade Mater Dei, que fará o itinerário em cada escola manhã e noite, facilitando o acesso ao conhecimento.

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei
Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613 | Agência PQPK
Foto: Lucas Piaceski
Agência PQPK

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias