Ensino Médio está em preparação intensiva para Olimpíada Paranaense de Química da UTFPR

Depois de um resultado muito satisfatório na Olimpíada Paranaense de Química da UTFPR em 2017, os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio do Colégio Mater Dei já começaram os estudos para a prova deste ano, sob o direcionamento dos professores de Química, Rogério Felix Blanco e José Aluizio Geraldo Jr.

O dia da prova se aproxima e a Olimpíada é um fruto que o aluno planta ao longo do ano. Foi em novembro de 2017 que saiu o resultado da prova feita em 27 de maio: Julia Fernandes Toigo, na ocasião aluna do Terceirão, foi classificada como medalhista de Prata da Olimpíada Paranaense de Química da UTFPR, no campus Pato Branco.

Para o prof. Rogério Blanco, a perspectiva deste ano é ainda mais positiva: "Esperamos melhorar nosso aproveitamento em comparação ao ano passado, pois ser medalhista é uma consequência do esforço dos alunos, e como temos alunos esforçados, esperamos melhorar o nosso rendimento, buscando, principalmente, a melhora no aproveitamento do aluno, sendo com medalhas ou não".

Para conseguir tal resultado, os professores prepararam aulas baseadas nas provas de edições anteriores. O professor José Aluizio Geraldo Jr está confiante na estratégia. "Estamos fazendo um trabalho com os alunos em cima das provas, ano passado trabalhamos sem focar tanto nas Olimpíadas e já colhemos um ótimo resultado, e este ano com todas estas revisões que estamos realizando, vai dar uma base ainda melhor para eles. Temos alunos excelentes e selecionados, e se eles vestirem a camisa de fato, acredito que vamos colher bons frutos", confiou.

A medalhista de Química do Mater Dei do ano passado, Julia Fernandes Toigo, também conquistou excelentes resultados nos vestibulares, junto com demais colegas do Terceirão - e foi uma das estrelas da campanha do colégio chamada: "Mater Dei é Show de Aprovações". Julia, por exemplo, foi aprovada duas vezes em Medicina, na Universidade Positivo e na FADEP; e ainda realizou o seu sonho de passar em Direito: foi o 1º lugar na Unioeste Francisco Beltrão, sagrando-se como melhor aluna entre todos os candidatos do campus Sudoeste, somando 1413 pontos.

Em 2018, os Exames da XVIII Olimpíada Paranaense de Química da UTFPR serão dia 26 de maio. Boa sorte, pessoal!

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Foto: Lucas Piaceski