Ensino Médio Mater Dei recebe preparatório especial voltado ao PAC Unicentro

Alunos têm conteúdos especiais e apoio do colégio para inscrições em modalidades de processo seletivo seriados

Já é tradição no Colégio Mater Dei o incentivo à participação dos alunos do Ensino Médio nos processos seletivos seriados. Trata-se de uma modalidade de processo seletivo alternativa para o ingresso no Ensino Superior em algumas instituições. Claro que o desempenho do aluno nesses processos seletivos está diretamente ligado ao bom rendimento escolar durante o ano letivo, sendo, portanto, uma ótima oportunidade a quem está atingindo bons resultados no colégio.

Na semana passada, os alunos tiveram a preparação voltada ao PAC da Universidade do Centro-Oeste de Guarapuava (Unicentro), cuja prova será dia 16/10, próximo domingo.

"Nós auxiliamos os alunos nas inscrições, fazemos aulas revisionais com os conteúdos que serão cobrados no contraturno das aulas regulares e sugerimos opções de transporte", contou a coordenadora pedagógica Vanessa Guerra Stefani.

Iniciado em 2009, como uma modalidade de seleção alternativa ao concurso vestibular, para ingresso nos cursos superiores de graduação da Unicentro, o PAC incide sobre os conteúdos de cada uma das séries do Ensino Médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, mediante a aplicação de provas anuais, designadas, respectivamente, PAC I, PAC II e PAC III. Os alunos que estão cursando a 1ª série do Ensino Médio, podem participar da primeira etapa, denominada PAC I. Os alunos que participaram do PAC I e estão cursando a 2ª série do Ensino Médio, podem participar do PAC II. Os alunos que já realizaram as provas da primeira e segunda etapas, participam do PAC III. Nessa etapa o candidato faz a opção pelo curso.

Apoio do colégio

As próximas  instituições de ensino superior (IES) que realizarão provas de processos seletivos seriados e os alunos terão o apoio do Colégio Mater Dei são a Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 27 de novembro. E a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), dia 20 de novembro.

"Todas as universidades são públicas e muito renomadas. E a chance de ingresso é muito grande, pois os alunos concorrem numa categoria diferenciada, com vagas direcionadas especialmente a esse público e o conteúdo cobrado na conclusão do EM (última etapa do seriado) corresponde apenas ao que foi trabalhado no terceirão, diferentemente do que ocorre no sistema universal de vestibulares, em que são cobrados conteúdos relativos às três séries do ensino médio!", enalteceu Vanessa.

Para 2017, o Colégio Mater Dei está preparando o Novo e Super Ensino Médio, que entre outras opções, terá carga-horária ampliada para 30 aulas semanais, com seis horas a cada manhã, e o projeto semi-integral à tarde, além de aulas com tablets e robótica. Um novo material didático da Editora Positivo é marcado pelo interacionismo e pretende aprofundar as horas de estudos e revisão.

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Fotos: Lucas Piaceski