NOTÍCIAS

Notícias

Com recorde de inscritos, provas do Materteste 2016 atraem jovens de toda a região

O sábado ensolarado acolheu outubro, após o dia inteiro nublado da sexta-feira, e animou os jovens a se dirigirem ao Colégio Mater Dei para realizar as provas do concurso de bolsas, neste dia 1º. Foi o recorde de inscritos de todas as edições do Materteste, mais de 650 alunos de toda a região, que concorrem às 12 bolsas de estudo integrais por categorias: 6º ano do ensino fundamental, 1ª e 3ª séries do ensino médio. Com tantos interessados, além de todas as salas de aula do Colégio Mater Dei, foi preciso utilizar todas as salas da Escola Bilíngue e, ainda, as salas de aula da Be Free English School.

Para relaxar, quem saía da sala de provas, podia experimentar a realidade virtual, por meio dos óculos 3D que o Colégio Mater Dei traz com ineditismo para o ano letivo de 2017, e já organizou a demonstração no saguão. Os alunos formaram filas para vivenciar a experiência, com o conteúdo ofertado em parceria com a Editora Positivo, sobre o mosquito Aedes aegypti

"Consideramos a prova um sucesso, foi o maior número de inscritos na história do Materteste. É uma oportunidade que eles valorizam muito, pois os alunos que fizeram a prova para o 6º ano podem fazer todo o ensino fundamental e os que fizeram para o ensino médio podem ganhar a bolsa para todo o ensino médio", lembrou o vice-diretor do Colégio Mater Dei, Fabricio Guerra.

 

Companhia dos pais

Muitos candidatos, inclusive, vieram em grupos. É o caso da turma do município de Clevelândia, em que a aposentada e catequista Vânia Rocha locou uma van para trazer um total de 15 jovens, em busca de bolsas de estudos de Ensino Médio. Todos amigos da filha Gabrielly Rocha, 14. "Como estes adolescentes não tinham como vir e são amigos de minha filha, organizamos para os trazer e vim acompanhando. Eles estavam nervosos com algumas disciplinas como Física e Química; e ansiosos, com muito gás aqui fora", mencionou. Saíram de Clevelândia às 6h20 e chegaram no colégio às 7h30, com uma boa folga de tempo para se preparar e fazer a prova. "A minha filha está vindo de um colégio estadual e Mater Dei é Mater Dei, não tem o que falar. É um crescimento único. Estou muito feliz e torcendo para que ela consiga passar. Por isso a Gabrielly baixou os conteúdos de sites e fez simulados de prova", contou.

Enquanto aguardava no saguão, Vânia também pode conhecer o Colégio Mater Dei, onde veio pela primeira vez. "Estou aqui verificando as novidades para 2017, nota-se ser um colégio que investe nos alunos, investe em comunicação. Tudo aqui é muito bem informado".

Também aguardando, a administradora em Pato Branco Ester Lopes, trouxe a filha Alice Lara, 10, para fazer a prova da bolsa do 6º ano. "Ela estuda no La Salle mas trouxe para o concurso para já ir mudando a visão e conhecendo. A gente ouve que o colégio é muito bom na região", disse a mãe. Para Alice, a prova mais difícil foi a de matemática e, por ser sua primeira experiência, disse que acabou anotando uma questão errada no gabarito. 

De São Lourenço do Oeste (SC), Ana Bárbara Bianchi, aluna do Colégio Águia, veio tentar uma bolsa para o Terceirão. As suas amigas Maria Eduarda Baldi, 14 e Isabella Bodanese, 14, se inscreveram para o 1º ano do Ensino Médio. Todas querem estudar no Mater Dei: "Talvez tenha o melhor ensino", disse Ana Bárbara. "A minha mãe acha que é uma escola boa e é melhor que em São Lourenço", comentou Maria Eduarda. Já Isabella disse que queria adquirir esta experiência. 

 

A responsabilidade social e a busca por formação

Também vislumbrando o Ensino Médio, os jovens de Clevelândia Leandro Gobbi, 17 e Wesley Burille, 16, são alunos do Colégio João XXIII e estudam juntos. Tiveram a sorte de  também fazer o Materteste na mesma sala, para pleitear a bolsa do Terceirão. "Eu vim ano passado para pegar experiência, pois pelo que a gente ouve falar é o melhor lugar para se estudar", salientou Wesley, que pretende fazer vestibular para Medicina. "Foi um senhor na sala antes de começar a prova e explicou como é o terceirão daqui, que alguns assistem aulas na faculdade. O aprendizado aqui é o melhor", completou Wesley. Seu pai o trouxe e também o amigo, Leandro, que já se decidiu por Engenharia Mecânica para curso superior. 

É por histórias como estas que a instituição investe em responsabilidade social. "O projeto do concurso de bolsas do Colégio Mater Dei dá oportunidade a muitas pessoas que eventualmente não teriam condições de matricular os filhos em uma escola particular e ainda ter os benefícios do Prouni e outras situações que o ensino médio proporciona. Este é um lado social que o Mater Dei sempre trabalhou e encaramos com bons olhos este desafio. Temos pessoas de Santa Catarina e outras cidades do Paraná que vieram até Pato Branco fazer a prova. Vemos que as famílias estão preocupadas em oferecer para seus filhos o que há de melhor", acrescentou Fabricio.

 

Os óculos 3D

Artur Felipe Testolin, 10, já é aluno Mater Dei e fez o concurso para o 6º ano. Ao seu lado, estava Kauê Vinicius Dal Piva, 10, aluno da Escola Municipal Pequeno Príncipe que não achou a prova difícil. "A minha mãe quis que eu viesse fazer e, pelo jeito, aqui é diferente mesmo". Os meninos estavam ansiosos aguardando para utilizar os óculos 3D.

Kauan Scolari, 10, que fez a prova tentando uma bolsa para o 6º ano, disse: "É bem legal, eu vi rios, casas, senti que estava num corredor olhando uma casa". De Chopinzinho, onde estuda na Escola Tarso Azevedo da Silveira, quem o trouxe foi seu primo, Wagner Fielter Colla, que segundo o menino, já estudou no Mater Dei.

O vice-diretor Fabricio Guerra frisou que o colégio preza por trazer novas experiências aos seus alunos. "Sabemos que a tecnologia faz parte da vida deles e nada melhor do que você poder integrar o uso da tecnologia com a educação. Nós trouxemos juntamente com a Positivo algumas vídeoaulas para serem utilizadas com os óculos de realidade virtual. Os conteúdos são do cotidiano, que podem ser usados em diversas matérias, para ensino fundamental II e ensino médio. É uma novidade que só o Mater Dei tem e que os alunos já aprovaram".

O resultado do concurso será divulgado às 16h de 4 de outubro, no site do Colégio Mater Dei e também ao vivo pelas rádios Elite FM e Movimento FM.

Assessoria de Comunicação Grupo Mater Dei

Texto: Daiana Pasquim - Jornalista DRT/PR 5613

Fotos: Lucas Piaceski 

Agência PQPK

Notícias relacionadas
Visualizar todas as noticias