Canguru da Matemática movimenta todas as turmas do Fundamental II e Médio

Milhares de participantes, inúmeras contas e a soma do raciocínio lógico com a habilidade de aceitar desafios. A Olimpíada Internacional Canguru da Matemática é assim e, na tarde desta quinta-feira, 17, motivou muitos alunos do Colégio Mater Dei a submeterem-se, voluntariamente, para a aplicação da prova. Vieram estudantes do 6º Ano, 7º Ano, 8º Ano e 9º Ano do Ensino Fundamental II, bem como da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

A coordenadora pedagógica Vanessa Guerra Stefani percebe que, tradicionalmente, o Colégio Mater Dei se destaca em olimpíadas educacionais nas diferentes áreas do conhecimento: "visualizamos nesses eventos uma forte possibilidade de despertar em nossos alunos o interesse em estreitar seus estudos e identidade com as disciplinas para além do ambiente de sala de aula. E ao longo de tantas participações já tivemos inúmeros vencedores".

Para o prof. Sandro Able, o Canguru de Matemática é a maior competição anual da área, contanto com a participação de mais de 80 países e cerca de seis milhões de participantes. "E claro que diante de números tão expressivos o Mater Dei não poderia ficar de fora. Sempre incentivamos nossos estudantes a participar de olimpíadas como essa, pois possibilita aos mesmos desafios saudáveis e permitem o desenvolvimento pessoal, além de evidenciar a importância da educação".

Para o prof. Paulo Dietrich, vale ressaltar as inúmeras premiações com medalhas e menções honrosas em matemática, fruto do trabalho de comprometimento dos professores da área aliado ao apoio da direção. "Nos últimos anos, os alunos do Colégio Mater Dei vêm se destacando em resultados, conseguindo primeiras colocações em eventos consagrados, como a OBMEP, Olimpíada Regional de Matemática, Olimpíada Paranaense e a própria Canguru, que em edições anteriores o Mater Dei sempre ocupou posições relevantes. Percebemos ainda que a adesão dos alunos tem sido cada vez maior, mesmo que sem a obrigação da participação eles demonstram o interesse e a motivação para se desafiarem cada vez mais, sempre com a atenção permanente do colégio".

Para o prof. Félix Penna, a participação na Canguru de Matemática é um diferencial para os estudantes. "Os participantes, desde o sexto ano, são estimulados a "pensar fora da caixa" resolvendo questões que tem como foco a criatividade e o raciocínio lógico. É uma excelente oportunidade para os nossos alunos descobrirem e reforçarem a sua identificação pela matemática", confiou o professor.

Os resultados desta prova 2022 serão divulgados no dia 06 de junho. Parabéns a todos!