Aula de Yoga: alunos da 1º série do ensino médio praticam em Educação Física

"Se você pode respirar, você pode praticar yoga". Com essa premissa, a professora de Yoga Juliana Pimenta veio ao Colégio Mater Dei na manhã desta quarta-feira, 9 de março, a convite do professor de Educação Física Marcelo Serrão, para fazer aulas de Yoga às duas turmas da 1ª série do Ensino Médio. Esta é, inclusive, uma recomendação do novo ensino médio brasileiro, primando pelo bem-estar do aluno.

Alinhados no ginásio, eles abriram o tapetinho ou estenderam suas toalhas e puderam vivenciar os benefícios desta filosofia de vida milenar de mais de 5 mil anos, originada na Índia. A palavra Yoga vem do sânscrito "Yuj", que significa "unir". Seu objetivo, portanto, é a união do corpo, mente e espírito e, desses, com o universo. "Para que essa união aconteça é importante mantermos nossa presença no nosso ser no aqui e agora", comentou a professora Juliana.

"Abordei o aquietamento, a técnica de respiração, os mantras, técnicas de asanas, de descontração profunda e um breve treinamento de meditação. Acredito que deu para eles terem uma ideia bem legal e até para despertar o interesse de buscar uma filosofia transformadora, como o Yoga. Às vezes as pessoas acham que Yoga é apenas uma atividade física", situou Juliana, reforçando os benefícios desta filosofia de vida.

Ao incorporar o Yoga em sua vida, alguns dos benefícios são:

Fortalecimento muscular;

Alongamento e flexibilidade do corpo em geral;

Estímulo e massagem de todos os órgãos internos;

Fortalecimento dos sistemas endócrino, respiratório, reprodutor e excretor;

Aumento da imunidade;

Aumento da capacidade respiratória;

Melhora da digestão;

Saúde da coluna vertebral.

Assessoria de Comunicação Mater Dei