Semana Pedagógica também aborda atualidades legislativas

Uma semana completa para pensar o fazer diário, que flui automaticamente durante os 200 dias letivos. Ao receber o Coordenador Pedagógico do Sistema Positivo de Ensino, Gilmar Staub, os educadores Mater Dei tiveram um panorama da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei nº 13.709/2018, que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet - além da apresentação completa de todas as atualizações tecnológicas que o Sistema Positivo de Ensino preparou para o ano letivo de 2022.

"No primeiro momento, abordei a importância do ser educador e do vestir a camiseta da instituição que se trabalha à luz da Lei Geral de Proteção de Dados, trazendo as responsabilidades de cada um, o cuidado sobre o uso correto das redes sociais", disse Gilmar Staub. Neste contexto esteve a prevenção ao Bullying e ao Ciber Bullying de rede social, quando repassou dicas práticas para os professores.

Positivo On

Na plataforma do Sistema Positivo de Ensino os professores têm acesso a um banco com aproximadamente 100 mil questões, as quais podem editar e compor as suas provas. A plataforma também tem avaliações prontas que funcionam como uma testagem externa para o colégio aplicar e fazer os comparativos das suas próprias avaliações. "Ali, o centro de tudo, são os estudantes. O professor, para fazer um bom trabalho pedagógico, conta com uma ferramenta que instantaneamente, assim que o aluno terminou a prova, já gera os gráficos, percentuais de erros e acertos, o porquê ele acertou e o porquê errou naquela questão, tudo mapeado com as habilidades e competências da BNCC [Base Nacional Curricular Comum]", exemplificou o coordenador pedagógico.

Meus Treinos

Para o Ensino Médio, a novidade "Meus treinos", implantada há dois anos, também recebeu atualização. "Temos um diferencial fantástico enfocado sobretudo no Terceirão, onde o aluno pode escolher até três universidades que quer concorrer, por exemplo, a Medicina, a Engenharia, a Fisioterapia e o próprio aluno cadastrará essas universidades e curso que gostaria de simular se iria passar no vestibular hoje ou não. Por exemplo, me inscrevi no ITA em SP e quero passar na Engenharia Aeronáutica. Lá as Exatas têm um peso maior e o aluno, pelos Meus Treinos, pode querer fazer 20 questões de Matemática no modelo ITA. O sistema vai procurar as questões ligadas àquela universidade que o aluno cadastrou e treinar, treinar, treinar. Cada vez que ele encerra, o sistema dá o gráfico de acerto e erro, com as respostas pra ele e, no final, o sistema pergunta: "deseja reforçar seus conhecimentos?" se sim, ele pode escolher de zero a cem questões a mais para ir fazendo. Isso, para cada componente curricular, infinitamente", projetou.

Esta fórmula pode ser apropriada por aqueles que querem muito estudar, utilizando o Meus Treinos desde a primeira série do Ensino Médio. "Já pode começar treinando para o vestibular e o legal é que os professores têm acesso aos resultados desse desempenho e pode, às vezes, até retomar isso em sala de aula, como incentivo".

Perfil do educador

Para Gilmar Staub, definitivamente, a pandemia trouxe um fator positivo: "que é literalmente fazer com que todos os professores passassem a usar mais recursos tecnológicos em sua sala de aula e aí muitos perceberam talentos que tinham talvez nunca exercitado", brincou, acrescentando: "claro que a gente sabe que nem todas as escolas do Brasil têm uma infraestrutura como Mater Dei, que é uma referência na região. Em "n" escolas que não têm uma estrutura assim, por vezes, a tendência é o professor voltar ao "era antes" nesse presencial. Porém, esse é o papel da assessoria pedagógica e, no bom sentido, incomodar os professores e direções de escolas para que reforcem o uso das ferramentas digitais, pois o nosso aluno hoje literalmente vive a era digital e nós professores, a educação, não pode ficar para trás. Tem que aliar, entre uma aula tradicional com a aula tecnologia para gerar uma excelente experiência", finalizou.

Assessoria de Comunicação Mater Dei