1ª fase da OBMEP: Alunos de 6º Ano do Fundamental ao Terceirão fazem a prova

Já é tradição. Os alunos do Colégio Mater Dei sempre participam da maior competição científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). Em 2021 está sendo realizada a 16ª edição, sendo que as escolas têm até 3 de agosto de 2021 para aplicar as provas da primeira fase. No Mater Dei, esta etapa foi realizada na tarde desta quinta-feira, 29 de julho, na modalidade on-line.

Os exames são divididos por grau de escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). Mais de 90 alunos se voluntariaram a testar seus conhecimentos matemáticos, inclusive alguns deles, já medalhistas de edições anteriores.

A OBMEP acontece em duas fases: a primeira é composta por uma prova múltipla-escolha de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. No dia 9 de setembro, a organização divulgará os classificados para a segunda fase, prevista para acontecer de forma presencial, em 6 de novembro.

Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Assessoria de Comunicação Mater Dei