Dirceu Ruaro aborda Metodologias Ativas e Ensino Híbrido

Nos novos processos, o professor é a peça-chave, e o aluno tornou-se mais protagonista da própria aprendizagem

Aquele frio na barriga de quando uma criança ia ingressar numa escola pela primeira vez, no primeiro ano, o que há não acontece há um tempo, voltou. Esta volta às aulas terá este elemento surpresa. Após tantos anos, nunca foi tão desafiador iniciar um ano letivo, pois o mundo de 2021 ainda vive a pandemia do Covid-19.

O professor doutor Dirceu Antonio Ruaro, coordenador pedagógico do grupo Mater Dei tem palestrado bastante sobre o ensino híbrido e as metologias ativas de aprendizagem, trabalhando arduamente no preparo de professores e da instituição.

"O professor é a peça-chave. Se o professor não entender o processo das metologias ativas e, como consequência o ensino híbrido, o trabalho não terá muito resultado. O importante é que o professor conheça as metologias ativas, conheça as estratégias de ensino aprendizagem que compõem as metodologias ativas e tenha um bom conhecimento do ensino híbrido".

As Metodologias Ativas são diversas: a sala de aula invertida, o estudo de caso, a aprendizagem por meio de projetos, a aprendizagem por meio de problemas, a peer instruction, ou instrução por pares, etc. "São algumas delas que dão resultado fantástico dependendo, evidentemente, conforme o conhecimento do professor e a forma de planejar a estratégia. Mas basicamente, estas são as que tem maior uso".

Dirceu Ruaro confirma que, neste momento de volta às aulas presenciais, a legislação educacional brasileira está apontando para o caminho. "De fato, o ensino híbrido não é só por causa da pandemia, é porque o resultado da aprendizagem, como visto em outros países, é muito maior, pois o aluno se torna mais autônomo e mais protagonista da própria aprendizagem. Ele aprende a buscar mais informações do que aquelas que o professor deu, ou seja, ele aprofunda o conhecimento", salientou.

Na manhã desta quarta-feira, 27, professores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio tiveram esta reflexão com o professor doutor. Na última segunda, atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 já tinham debatido o assunto.

Assessoria de Comunicação Mater Dei