Ensino Médio tem palestra: Carreira profissional, como escolher?

A profissão desta geração que está na sala de aula no ensino médio talvez possa nem existir, como imaginam que possa vir a ser a atuação profissional deles. Ao concluir o Terceirão, serão mais quatro ou cinco anos de graduação, vamos pensar que eles vão ingressar no mercado de trabalho em 2025. Isto tudo, somado ao contexto contemporâneo, em que as mudanças são muito rápidas e muito impactantes. Esta foi uma das reflexões trazidas pelo professor Norton Frehse Nicolazzi Junior, na manhã desta terça-feira, 22, na palestra "Carreira Profissional: como escolher?" Norton é coordenador de Assessoria de História, Filosofia e Sociologia do Sistema Positivo de Ensino e compartilhou sua própria história de vida e as mudanças de trajetória, bem como depoimentos de profissionais que já foram seus alunos, para consolidar ideias com os alunos Mater Dei.

"A pandemia acelerou esta visão que temos hoje em relação a uma ideia pré-concebida de profissões tradicionais e, mesmo nestas, temos percebido mudanças muito significativas", apontou o professor.

Na apresentação, seu exemplo foi pautado em sua atuação como professor, que ao longo de quase 30 anos de carreira, foi sendo transformada substancialmente. Para ele, 2020 é um divisor de águas, um ponto de virada para o trabalho dos professores, que foi totalmente ressignificado. "É algo que vínhamos conversando a algum tempo, mas que só se consolidou a partir das aulas remotas e do distanciamento social que estamos vivendo hoje".

A grande mensagem por Norton transmitida aos estudantes Mater Dei é a de conciliar a escolha profissional com a realização pessoal. "Este é um dos aspectos que mais destaco ao longo da apresentação, até em função da perspectiva de vida que temos, muito longa", pontuou, lembrando que reviravoltas podem acontecer pelos próprios interesses pessoais  que vão se afinando ao longo do tempo e, algumas vezes, nos desafiando por isto.

Norton é historiador formado pela Universidade Federal do Paraná (1999), atuou em salvamentos arqueológicos e em pesquisas de patrimônio histórico urbano. Além de especializações em Ensino e Cultura Contemporânea, fez mestrado na Universidade Federal do Paraná (2002), pesquisando a administração municipal nas cidades coloniais portuguesas. Exerceu atividade docente nos Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada. Trabalhou por mais de 16 anos para o Grupo Positivo, tendo sido professor nos colégios Positivo Junior, Positivo Jardim Ambiental e Positivo Ângelo Sampaio; autor de livros de História dos Ensino Fundamental e Médio da Editora Positivo; e, integrante da Assessoria de História, Filosofia e Sociologia da Editora Positivo. Atualmente atua como coordenador da Assessoria de História, Filosofia e Sociologia da Positivo Soluções Didáticas (Uma Solução Arco).

Seu perfil profissional pode ser acompanhado pelo Linkedin https://www.linkedin.com/in/nortonfnicolazzijr/

Assessoria de Comunicação Mater Dei