Rafaela Neselo Rotava conquista vaga em Psicologia em parceria PUC-PR e American Academy

Ela sempre questionou as trilhas dos processos seletivos brasileiros, tanto para vestibular, quanto Enem, admirando mais o processo por meritocracia e afinidades, realizado no modelo norte-americano. E o universo caminhou a seu favor. Pesquisando no site da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Rafaela Neselo Rotava, 17, se deparou com o American Academy, programa em parceria da PUCPR com a Kent State University nos EUA. A aluna do Terceirão e Pré-vestibular Mater Dei não pensou duas vezes! Logo iniciou sua aplicação. O processo seletivo do programa segue o modelo norte-americano: Análise do histórico escolar do ensino médio; Carta de motivação; Comprovante de proficiência em língua inglesa; e Entrevista. Ela passou pelo processo entre julho e agosto e foi aprovada!

Rafaela já optou por Psicologia, embora nos dois primeiros anos, o modelo ofereça Liberal Arts Education, disciplinas que abrangem todas as áreas de conhecimento e são baseadas no desenvolvimento de habilidades e competências, tais como a pesquisa e análise de dados, o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação oral e escrita e o trabalho em equipe, fundamentais para todas as profissões no século XXI. "Eu estudarei a Liberal Arts na PUC, com professores dos Estados Unidos. Depois desses dois anos, posso optar entre cursar o que eu quero na PUC ou na Kent State University, por mais dois anos.

Será o curso que eu escolher, porque durante esses dois primeiros anos, vai ter aconselhamento para decidirmos melhor o queremos. No meu caso, seria Psicologia", contextualizou.

Em sua carta de motivação, ela provou o quanto já desenhou bem suas possibilidades de futuro. "É importante mencionar que sempre me interessei muito pelo estudo do comportamento humano e o que motiva as atitudes dos indivíduos. Por conseguinte, não tive dificuldades em optar pelo curso de Psicologia. Portanto, após concluir a graduação, tenho por objetivo fazer uma pós-graduação em criminologia, porque desejo atuar como psicóloga criminal na perícia ou como assistente técnica. Sempre pretendi atuar fora do Brasil e, por essa razão, acredito que a American Academy é a melhor opção, já que tornará meus objetivos possíveis, bem como auxiliará em meu desenvolvimento intelectual e cultural".

Rafaela estuda no Mater Dei desde o 6º Ano e hoje está no Terceirão. Em todas as suas atividades cotidianas, ela respira a língua inglesa, algo que vem estudando desde criança. "Todas as minhas redes sociais, tudo que assisto, vejo, ouço, é em inglês". Após concluir o 9º Ano no Mater Dei, ela passou pelo teste de proficiência em língua inglesa que o colégio oferece pelo Positive English Solution (PES), com a Cambridge University, recebendo aprovação em janeiro de 2018. Para ingressar no programa da PUC-PR, passou por mais testes.

Questionada sobre o porquê quer estudar nos Estados Unidos? Conta sua paixão pela língua e costumes, algo que foi acentuado quando fez o intercâmbio de duas semanas, com o Colégio Mater Dei, para Los Angeles. "Isso ficou ainda mais concreto para mim quando realizei um curto intercâmbio em 2017, por meio do qual pude passar uma semana em uma universidade norte-americana (UCLA). Tive a experiência completa e me encantei com tudo que envolvia a possibilidade de ser um aluno universitário nos Estados Unidos. Além disso, tenho metas, sou dedicada; preocupei-me sempre em ser uma aluna e filha exemplar, entendo as minhas responsabilidades e acredito que não se pode realizar muito na vida sem sair de nossa zona de conforto".

Rafaela assim destaca o apoio que recebe da família: ela é filha de Hilton Henrique Rotava e de Andrea Nesello Rotava. "Total. Sempre falei para meus pais que queria estudar fora e eles já meio que esperavam. A família inteira me ajudou bastante, todas as minhas primas me ajudaram com tudo que precisei, me apoiaram. Minha mãe e meu pai ficaram super felizes".

Assessoria de Comunicação Mater Dei

Daiana Pasquim e Lucas Piaceski