OBA: além de campeões Nacionais da Jornada de Foguetes, mais sete alunos são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais. A OBA e a MOBFOG foram dois eventos nacionais que trouxeram muitos resultados para o Colégio Mater Dei. O total de dez alunos saíram medalhados e com troféus, destas experiências que exigiram um estudo interdisciplinar, envolvendo principalmente Física, Matemática e Química, recebendo bastante respaldo dos professores destas disciplinas, da direção do colégio e também dos pais, pelos projetos em contraturno e até mesmo a viagem para a final no Rio de Janeiro.

7 medalhas na OBA em prova escrita

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova com dez questões, realizada simultaneamente em todas as escolas participantes do Brasil. Esta prova foi feita em maio, na própria escola. Destes conhecimentos, os alunos Mater Dei demonstraram muita excelência, com a maior nota sendo 9,2 e a menor, 7,9. Um alto índice de acerto. Confira os medalhistas:

Leo Virgilio Werle                           Medalha de ouro

Maria Luiza Palombit Chaves       Medalha de ouro

Lucas Brandelero Titon                 Medalha de prata

Rafael Siega                                     Medalha de prata

Vitoria Michelon Martins              Medalha de bronze

Bernardo Garlet Lacerta Dias       Medalha de bronze

Murilo Freitas de Campos Silva    Medalha de bronze

Eles obtiveram estas medalhas entre todos os competidores do Estado do Paraná.

Campeão geral MOBFOG

Já divulgamos que a equipe Pato Macgyvers, finalista da Jornada de Foguetes da MOBFOG, retornou de Barra do Piraí (RJ) com todos os troféus possíveis da competição. Os alunos Alexandre Slonski, André Migliorini e Gabriel Smolek sagraram-se campeões nacionais:

Medalha de ouro - alcance superior a 190 metros

Equipe campeã - maior alcance 326 metros

Equipe campeã no somatório dos dois - 630 metros

"Na área educacional, possivelmente este é o maior prêmio que Pato Branco já conquistou", afirma o vice-diretor do Colégio Mater Dei, Fabricio Guerra, acrescentando que este prêmio não é apenas da instituição, mas de todo o município.

"Os alunos foram guerreiros, os nossos professores são os melhores, os pais também foram sensacionais no apoio. Esse resultado só confirma que estamos no caminho certo em incentivar a participação dos nossos alunos nas diferentes olimpíadas e eventos científicos das diversas áreas do conhecimento como fazemos há tantos anos!", finalizou a assessora pedagógica, Vanessa Guerra Stefani.

Assessoria de Comunicação Mater Dei

Daiana Pasquim e Lucas Piaceski | Rocka Studios