Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Mater Dei volta-se para a construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de um estudante protagonista e agente de transformações sociais. Isso surge de uma série de escolhas que se alicerçam nos princípios e valores da pedagogia sócio-interacionista, onde o conhecimento é construído a partir da interação professor, aluno e objetos de conhecimento.

A apropriação da aprendizagem acontece quando, frente ao conhecimento sistematizado, o indivíduo busca significá-lo a partir de sua aproximação com os outros já conhecidos, elaborados e internalizados. Para construir um conhecimento novo, o aluno precisa recorrer a representações prévias relativas ao objeto e ter a capacidade de operá-las, bem como transformá-las.

O professor é o mediador do processo ensino-aprendizagem e o trabalho docente supõe estimular nos alunos uma assimilação significativa e não arbitrária dos conteúdos, em que os conhecimentos escolares sejam interpretados e incorporados a esquemas de pensamento experiencial prévio dos próprios alunos.

Assim, ao incorporar a cultura pública e reinterpretá-la pessoalmente, o aluno constrói e reconstrói o seu próprio pensamento, tornando o processo de assimilação mais significativo, o que pode ser constatado nas avaliações, sejam elas individualizadas, coletiva ou institucional, esta última como fonte de informações para o planejamento estratégico do colégio.

Desde 2013, a escola implantou o projeto ?Seu Filho Bilíngue?, incluindo-se na proposta pedagógica o ensino da língua inglesa, por intermédio de uma carga horária ampliada da segunda língua na escola. Pelo projeto, a aprendizagem da segunda língua será propiciada por meio de objetivos específicos vinculados à interação, estímulos multissensoriais, ludicidade, participação de atividades culturais e projetos educacionais. Desta forma, o aluno é estimulado a uma atitude proativa, voltada à busca constante de novas soluções para os desafios deste novo milênio.